segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O que é depressão?

A depressão representa uma das doenças mais comuns da era moderna, mas já é conhecida desde a antiguidade. É um mal que acomete homens, mulheres e crianças, de todas as etnias e classes sociais, mas é duas vezes mais comum nas mulheres. Sentimentos de infelicidade, inutilidade, culpa e vazio são normais e ocorrem em todas as pessoas após acontecimentos indesejáveis. Geralmente desaparecem algum tempo depois, não devendo ser encarados como depressão. Entretanto, deve-se ficar atento quando esses sentimentos se tornam graves e duram várias semanas

O que é a depressão?

A depressão é uma doença caracterizada por um estado de humor deprimido. A pessoa fica angustiada, desanimada, sente-se sem energia e uma tristeza profunda, às vezes acompanhada de tédio e indiferença. Quando os sentimentos são muitos e confusos, o indivíduo pode ter a impressão de que não tem sentimentos. As atividades normais do dia-a-dia passam a não ter mais importância e a pessoa passa a encarar até as tarefas mais simples como se fossem um grande esforço.

A vida perde a cor e a pessoa perde o interesse por tudo, inclusive seus hobbies preferidos, amigos e até o sexo. Há mudança do apetite (que pode aumentar ou diminuir), alterações do sono (sendo mais comum a insônia). Geralmente a pessoa deprimida prefere ficar isolada, num lugar onde possa ficar só. Assim, doença interfere com o trabalho e a vida da pessoa, podendo mudar até a maneira como o indivíduo pensa e/ou age.

A doença se manifesta quando há uma alteração na comunicação entre as células cerebrais, os neurônios, causando um desequilíbrio químico-fisiológico. Essa comunicação é realizada por substâncias chamadas neurotransmissores. No caso da depressão, são importantes duas dessas substâncias: a serotonina e a noradrenalina. Elas estão envolvidas em todos os processos responsáveis pelos sintomas da doença.


Um amigo ou familiar está com depressão, o que fazer?


Em primeiro lugar deve-se compreender que a pessoa não tem culpa de estar deprimida, e que ela não pode simplesmente sair dela. Tentar animar a pessoa deprimida, mostrando as coisas boas da vida, na maioria das vezes só piora as coisas. Você se sentirá frustrado e a pessoa deprimida se sentirá mais culpada ainda. Algumas atitudes, entretanto, podem ser extremamente úteis:

• Escutar a pessoa deprimida: encorajar a pessoa a falar sobre seus sentimentos, oferecer apoio; não tente resolver os problemas dela, apenas escute


• Não critique, pois as pessoas deprimidas são muito sensíveis e isso pode fazê-las desmoronar


• Não tome a depressão do outro como sua culpa


• Não pressione


• Não assuma as responsabilidades dela


• Não perca a paciência, a pessoa deprimida pode estar irritável


• Ofereça simpatia e compreensão


Quem teve depressão sabe que não é facil e muitos não entendem e acaba te julgando, procure um medico, não vale apena SOFRER, o que vale é VIVER e aproveitar tudo de bom que a vida ofere, olhe para a vida com outros ollhos, valorize o que vc tem hoje!! Não lamenete o que não tem, quem acredita e confia em Deus sabe que ele quer o melhor para cada um..Sorria sempre, se ame, seja bonita pra vc mesma, a Felicidade não depende dos outros e sim de você!!
Procure fazer coisas que te façam feliz, as vezes não precisamos de muito, basta olhar para frente e olhe para traz e você vera que existem pessoas com muito mais problemas e mesmo assim elas lutam pela vida.
Se sua vida não tem sentido, faça uma Caridade para alquém e não importa quem.
Você vera como é bom ver o sorriço daquele que você ajudou..Muitas vezes não somos agredecidos, mas, o importante que você fez a sua parte..Isso é Vida!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário